Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Matéria Escura

   O que é a a matéria escura? Esta é uma pergunta que nem mesmo os cientistas sabem responder direito. Entretanto, sabe-se que a matéria escura é um dos principais componentes do Universo. Na verdade, calcula-se que cerca de 95% do Universo seja composto de matéria escura.
    Ela é matéria porque sabe-se que exerce força gravitacional, e é escura porque sabe-se que ela não emite nenhuma luz. E esse fato dificulta bastante o seu estudo, porque a observação de corpos no espaço depende da luz emitida ou refletida por eles ou de outra radiação eletromagnética.
    A matéria escura também seria o que mantêm as galáxias, por assim dizer, isto é, o que conserva sua estrutura. Não é à toa que em aglomerados de matéria escura é comum encontrar grande quantidade de galáxias.
    Na verdade, quando se calculou a massa de certas galáxias, percebeu-se que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas! Essa diferença é justificada pela presença da matéria escura.
    Acredita-se que a matéria escura seja feita de partículas subatômicas ainda menores que nêutrons, elétrons e prótons, e que essas partículas não sejam detectáveis pelos instrumentos atualmente usados pelos cientistas.
    Fazendo uma comparação bem simples, é como se as galáxias fossem pedacinhos de noz em meio a uma grande quantidade de chocolate. Logo, sem matéria escura, provavelmente as galáxias não existiriam da maneira como conhecemos.
     E a nossa galáxia, a Via Láctea, não é exceção. Portanto, quando analisamos isso, percebemos como a vida na Terra depende de tantos fatores que se encaixam perfeitamente: a localização da Terra na Via Láctea, não muito próxima do centro da galáxia, a distância da Terra em relação ao Sol, o tamanho da Terra e do Sol, e por aí vai. Logo, por enquanto não temos outro planeta que seja tão adequado à vida quanto o nosso. Então é hora de tomarmos conta muito bem da nossa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário