Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

(1965) Duas Tribos - "E você de que lado está?"

   Essa música é muito interessante, mas ao mesmo tempo acho ela um pouco difícil de analisar.
   Na minha opinião, essa música critica em primeiro plano a ditadura militar. Perceba como Renato demonstra a repressão que as pessoas sofriam e, claro, nas entrelinhas, as torturas que eram cometidas - "Podia ser meu pai/ Podia ser meu irmão".
   Mas ao mesmo tempo me parece que ele fala da violência contra uma criança inocente - veja como há objetos infantis na música, como um autorama ou Hanna-Barbera (empresa que criou, dentre outros, o desenho Scooby Doo). Assim, acho que Renato Russo entrelaçou tanto a ditadura como a morte de uma criança que pode ter acontecido injustamente na mesma época.
   É a música que mais critica politicamente das que estão presentes no álbum As Quatro Estações. Aprecio ela pois sou totalmente contra qualquer forma de ditadura.

Link para download da música: Download
Letra da música: (1965) Duas Tribos - Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário