Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os legisladores gregos

    Os legisladores atenienses surgiram após reivindicações de reformas sociais, principalmente devido à restrita participação política que os cidadãos atenienses enfrentavam.
    O primeiro legislador foi Drácon, que transformou leis que até então eram orais em leis escritas. O código legal de Drácon proibia as vendetas – a guerra entre famílias por vingança. Além de muito severo, esse código não resolvia os problemas sociais existentes na época, conservando as desigualdades sociais e aumentando o descontentamento popular.
    Em 594 a.C., os comerciantes conseguiram a nomeação de Sólon, um eupátrida (nobre) por nascimento e comerciante por profissão. As reformas de Sólon abriram caminho para a democracia ateniense. Sólon conseguiu abolir a escravidão por dívidas e também dividiu a sociedade de acordo com a renda, ou seja, censitariamente.
    O princípio censitário adotado por Sólon abriu caminho para que os ricos comerciantes atenienses obtivessem participação política, uma vez que o critério para participar das decisões políticas era a renda. Sólon também criou a Bulé ou Conselho dos Quatrocentos, que abria a participação política para as três primeiras classes sociais.
    O último elo da cadeia das reformas iniciadas por Drácon e Sólon foram as reformas realizadas por Clístenes. Clístenes transformou fundamentalmente a estrutura social e política de Atenas. Em termos políticos, a sua reforma reduziu o poder dos eupátridas, aumentou o poder das instituições populares e reduziu o número de classes para três: cidadãos, metecos e escravos.
    Os cidadãos compreendiam todos os atenienses homens e adultos, ou seja, homens e adultos maiores de 18 anos, filhos de pais e mães atenienses. Os cidadãos menos qualificados maior liberdade e garantia de vários direitos. Um pobre camponês é um cidadão, assim como um rico comerciante ou aristocrata de terras. A transformação empreendida por Clístenes garantiu a Atenas anos de prosperidade econômica e de paz.

7 comentários:

  1. Gostei muito pois o assunto foi sintetizado, mas sem perder nenhuma informação importante.Eu tinha entrado no seu blog primeiramente procurando informações dos legisladores gregos para um trabalho de escola,mas acabei lendo outros vários outros posts e achei muito interessante,parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Hill, muito obrigado! Fico muito feliz de ler isso! Já tem um tempo que não posto nada, mas depois do seu comentário, vou voltar à ativa! :) Muito obrigado mesmo! Não sei se você tem blog, porque tentei acessar seu perfil e não consegui. Se você tiver, fique à vontade para mandar o link, pois eu gostaria de dar uma olhada. Se quiser sugerir algum assunto para eu postar aqui no blog, fique à vontade também ;)

      Excluir
  2. Na verdade tinha que ter mais de 25 Anos e não 18.

    ResponderExcluir
  3. Yves, acho que você se enganou. Imagino que você tenha extraído essa informação da Wikipédia. Procure melhor e verá que realmente é 18. Tem uma página de um historiador bem reconhecido chamado Voltaire Schilling em que você pode tirar sua dúvida. O link: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/democracia2.htm

    ResponderExcluir
  4. Sim mas... qual era a função dos legisladores?

    ResponderExcluir