Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O surgimento do capitalismo - Capitalismo comercial

    Primeiramente, vamos definir o que é capitalismo: capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e em que os meios de produção são de propriedade privada.  
    O capitalismo teve início na época da decadência do feudalismo, já que houve fortalecimento das cidades, e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Até então, o comércio era pouco desenvolvido, pois os feudos constituíam unidades autossuficientes. Como o passar do tempo, a burguesia se fortaleceu, e o sistema feudal foi dando lugar ao sistema capitalista. A Igreja não deixava de ser um obstáculo ao novo modo de organização econômico, uma vez que condenava o lucro. Isso motivou, de certa forma, o surgimento de movimentos religiosos que viam o lucro de maneira diferente, como o Calvinismo.
    Conforme a burguesia foi crescendo e acumulando capital, a Europa iniciava um novo movimento que marcaria a primeira fase do capitalismo: as Grandes Navegações. As Grandes Navegações eram expedições marítimas e o precursor destas expedições foi Portugal. O objetivo era acabar com o monopólio das rotas comerciais por parte de Veneza e Gênova e obter especiarias. Muitas viagens foram financiadas pela burguesia, que havia acumulado capital suficiente para isso.
    Muitos afirmam que as Grandes Navegações foram o processo de surgimento da globalização, porque houve trocas comerciais e culturais entre continentes diferentes, assim como há hoje, embora naquela época a tecnologia obviamente não fosse tão desenvolvida.
     A primeira fase do sistema capitalista é chamada de Capitalismo Comercial. É marcada pelas Grandes Navegações e pelo Mercantilismo, no qual predominavam as trocas comerciais. Também foi um período marcado pela formação de diversos Estados Nacionais.
     

Um comentário:

  1. eu sou serenity autumn, atualmente morando em texas city, eua. Sou viúva no momento, tenho quatro filhos e estava em uma situação financeira presa em maio de 2019 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei buscar empréstimos em várias firmas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. mas, como Deus queria, fui apresentada a uma mulher de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de US $ 850.000,00 e hoje sou dono de uma empresa e meus filhos estão bem no momento, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência para obter um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem co-signatário com apenas 2 taxas de juros e melhores planos e cronograma de reembolso, entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail pedroloanss@gmail.com ele não sabe que estou fazendo isso, mas eu Estou muito feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais.

    ResponderExcluir