Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Teorias Malthusianas x Teoria Reformista

    As Teorias Malthusianas propõem, basicamente, que o crescimento populacional  é responsável à ocorrência da miséria.
    A Teoria Malthusiana propõe que a população cresce em ritmo geométrico, tendendo a duplicar a cada 25 anos, caso não ocorram epidemias, guerras, desastres naturais etc. Já a produção de alimentos cresceria em ritmo aritmético e possuiria certo limite de produção. Malthus concluiu que uma vez que a produção de alimentos cresceria em ritmo bem menor do que a população,  a consequência disso seria a fome, ou seja, a falta de alimentos para abastecer as necessidades de consumo do planeta. Malthus propunha, assim, que a população só tivesse filhos se tivesse terras cultiváveis para poder alimentá-los.
   A Teoria Neomalthusiana propõe que uma numerosa população jovem, resultante das elevadas taxas de natalidade nos países subdesenvolvidos, merece investimentos sociais em educação e saúde. Com isso, sobrariam menos recursos para serem investidos nos setores agrícola e industrial, o que impediria o pleno desenvolvimento das atividades econômicas e, consequentemente, da melhora das condições de vida da população. Ainda segundo os Neomalthusianos, quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita do país. Essa teoria chega à mesma conclusão da Teoria Malthusiana, ou seja, que o crescimento populacional é responsável pela ocorrência da miséria. É uma tentativa de enfrentar os problemas econômicos partindo do controle de natalidade. Também não deixa de ser uma maneira de acobertar os efeitos danosos dos baixos salários e das péssimas condições de vida dos países subdesenvolvidos.
    A Teoria Reformista propõe que uma população jovem numerosa não é a causa do subdesenvolvimento, mas sim consequência dele. Em países desenvolvidos, marcados por um elevado padrão de vida da população, o controle de natalidade ocorreu paralelamente à melhoria da qualidade de vida da população. Uma população jovem e numerosa só se tornou empecilho para o desenvolvimento econômico porque não houve investimentos sociais, principalmente em educação e saúde.
    Essa situação gerou um imenso contingente de mão de obra sem qualificação, que continua ingressa no mercado de trabalho. Isso diminui a produtividade do país e empobrece parcelas do país. É necessário que as famílias obtenham condições dignas de vida, já que tenderão a ter menos filhos. Essa teoria é a mais realista, por analisar os problemas econômicos, sociais e demográficos de forma objetiva, partindo de situações reais do dia a dia das pessoas.

4 comentários:

  1. Quero Saber A Diferença Entre As Duas Qual É ?

    ResponderExcluir
  2. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir