Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Livro dos Dias - "Um Catálogo de Erros"

   Essa é uma das músicas mais fantásticas da Legião. Também é uma das mais tristes. Pode ocasionalmente provocar choros.
   O Livro dos Dias compõe o álbum homônimo ou também chamado de A Tempestade. Foi o último álbum da Legião Urbana com Renato Russo ainda vivo.
   O que dizer dessa música? Bom, lendo-a num primeiro momento, pode parecer que não faz muito sentido. Mas lendo-a com calma percebe-se que diz muito.
   Renato Russo, logo no começo, ao dizer "Ausente o encanto antes cultivado" já mostra a perda de encanto pela vida. Ora, o cantor já sabia que estava com AIDS e já aceitava o fato de que iria morrer. Não é triste? Quando vejo essa e outras partes da letra, fico pensando o que se passava na cabeça dele nessa época.          
   A música também diz "Meu coração não quer deixar/Meu corpo descansar". Vê-se que ainda havia uma centelha de vontade de viver em Renato. Mas ele acaba aceitando uma morte que para ele era iminente. Ele afirma que o "desejo inverso é velho amigo". Nesse caso, o desejo inverso é o desejo de descansar. O desejo que antes era de morrer agora era de descansar.
   O final é a parte mais emocionante. No final, Renato mostra, assim como na letra da canção "A Via Láctea", o quanto ele gostaria que as pessoas não se afastassem dele em um momento de tristeza, dor e sofrimento.
   Enfim, O Livro das Dias é muito melancólica, mas, sem dúvidas, uma das melhores da Legião em termos de composição.

Link para download da música: Download
Link para letra da música: O Livro dos Dias - Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário